assembleia eficiente condomínio

4 dicas para uma assembleia eficiente de condomínio

Realizar uma assembleia eficiente de condomínio é de suma importância, afinal as decisões tomadas em assembleia são soberanas e afetam diretamente a vida de todos os moradores, exceto na hipótese de uma decisão infringir a legislação da área.

Com essa rápida definição, fica claro que pode se tornar um ambiente tumultuado e com muita discussão se não for realizado de modo estratégico, educado e organizado. É preciso compreender que é praticamente uma reunião política, e deve ser encarada com seriedade.

Venha conferir 4 dicas para uma assembleia de condomínio eficiente. Boa leitura!

Elabore uma pauta detalhada

Tenha em mente que para que uma decisão possa ser votada em assembleia é fundamental contar com no mínimo dois terços dos condôminos, caso contrário, é considerada inválida. Se o resultado da votação alterar alguma regra, mesmo os que não estavam presentes são afetados.

Isso significa que o síndico, quem elabora a pauta, deve ser muito específico e detalhar o que será discutido, garantindo clareza para que o máximo de pessoas saiba como aquele encontro pode mudar a sua rotina.

Crie um edital de convocação

Por lei, todos os condôminos devem ser convocados para que uma assembleia seja válida. Isso significa criar um edital com a pauta da reunião e mais duas informações cruciais: Data e local.

Vale lembrar que cabe ao síndico convocar essa reunião, portanto é sua a responsabilidade de fixar o aviso em todas as áreas de circulação, garantindo que todos tenham acesso a mesma informação.

Mas e como garantir que todos receberão a convocação?

Na Convenção do Condomínio. Se o condomínio definiu que os contatos devem ser feitos por e-mail, então cada condômino deve informar um endereço que afirma utilizar e que receberá sob qualquer circunstância.

Utilize a tecnologia

Com o avanço da pandemia aprendemos que a tecnologia pode ser uma parceira importante para muitas atividades do dia a dia.

Para pessoas que não poderão comparecer no dia, se a convenção permitir, pode-se utilizar aplicativos eletrônicos de votação e a assembleia ser transmitida por um link privado.

Utilizando essa metodologia, saiba que a participação em assembleia pode aumentar até 40%.

Crie regras de intervenção

O síndico é eleito por votação e a assembleia é um lugar de debate, portanto, é como se cada pessoa fizesse política para garantir que os seus interesses e os do grupo sejam respeitados.

É preciso que as assembleias sejam organizadas e com regras de convívio para garantir um espaço plural e amigável de debate. Por exemplo, limitar o tempo de fala, ou definir que o síndico aponta o momento em que uma intervenção pode ser realizada.

As maneiras de solucionar esses atritos são as mais diversas, e cabe ao síndico, sob a confiança que lhe foi depositada, encontrar uma alternativa para que os seus vizinhos possam falar e ouvir uns aos outros.

O síndico é, na verdade, um grande solucionador de conflitos. Para isso, precisa sempre ter dados à mão para garantir que as informações corretas estão sendo ditas, para que os condôminos não sejam influenciados por dados inverídicos.

Os nossos sistemas de gestão condominial fornecem todas as informações necessárias para um debate honesto e pautado em dados confiáveis. Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer melhor nossos produtos.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

3 + 2 =

Leia também…

Share This