É muito comum encontrarmos em condomínios, erros de síndicos profissionais que não possuem conhecimentos técnicos e/ou são amadores.

Gerir um condomínio é uma tarefa muito mais complexa do que apenas fazer reuniões, escutar e ajudar com as reclamações dos moradores.

Muitos dos erros de síndicos profissionais ocorrem pela falta de conhecimento e o grande desejo de mostrar serviço e agradar os residentes. Por isso, neste texto vamos listar quais são os 5 principais erros de síndicos profissionais.

Boa leitura!

1. Não conhece todas as regras do condomínio

O primeiro e principal erro cometido por um síndico profissional é não estar atento a todas às normas e regras que regem o condomínio.

Saber todos esses detalhes é essencial para que o síndico conheça os direitos e deveres, seja dos moradores, trabalhadores ou do próprio síndico.

Todas as regras e deveres devem ser passadas ao profissional e também aos residentes, dessa forma, ao ocorrer uma multa ou advertência, as partes envolvidas já têm conhecimento do motivo.

2. Obras sem aprovação em Assembleias

É comum que muitos síndicos inexperientes realizem obras sem ter uma aprovação prévia em Assembleias, decidindo por conta própria a empresa que irá atuar. Além disso, é comum que seja escolhida a empresa diretamente, sem a realização de orçamento para a decisão mais viável para todos.

Isso pode acarretar futuros problemas de administração.

3. Exposição e descontos para inadimplentes

Em um local em que o síndico tem contato com todos os moradores, pode-se criar certo vínculo. Porém, alguns usam desse fato para expor moradores que estão devendo.

E até mesmo, se quem estiver devendo for próximo do síndico, às vezes, ele recebe um desconto para que o inadimplente consiga se livrar da dívida. Entretanto, isso é altamente proibido e pode causar até mesmo um processo.

4. Obter vantagens especiais

Como as vagas para síndicos muitas vezes são ocupadas por pessoas inexperientes e sem conhecimento, alguns podem até mesmo tentar tirar proveito disso.

Obter vantagens especiais é um dos erros de síndicos profissionais mais comuns. Obter uma vaga a mais para o carro, ou então em obras usar parte do material e da mão de obra para uso próprio, fazer desvio de verbas, entre vários outros.

5. Falta de ética e respeito com os funcionários

Outro erro bem comum dos síndicos é a falta de ética com os demais funcionários, como porteiros, responsáveis pela limpeza, etc.

Estar no cargo de síndico pode dar uma impressão de superioridade, e o profissional se acha no direito de faltar com respeito aos demais.

Como evitar erros de síndicos profissionais?

Para evitar problemas com os síndicos profissionais, é importante investir em uma administração de condomínio e administração de imóveis.

A empresa especializada nessas áreas dará suporte ao síndico profissional para que não haja nenhum tipo de erro seja no dia a dia ou em áreas administrativas, financeiras, etc. Vale lembrar que o profissional não substitui o síndico, apenas auxilia na administração do condomínio e dos imóveis.

Union Data é a empresa mais indicada para esses serviços. Atuando desde 1984, ela inovou os trabalhos que antes demandavam uma imensa mão de obra e agora são facilitados pela gestão da Union Data.

Se profissionalize

Como vimos, gerir um condomínio não é uma tarefa fácil, e pode acarretar diversos erros de síndicos profissionais. Por isso, é preciso ter conhecimentos profundos sobre gestão financeira, de pessoas e patrimonial.

Se você pretende ser um síndico profissional, especialize-se e se torne mais capacitado para trazer segurança a todos os moradores.

Share This