acessibilidade em condomínios

Acessibilidade em condomínios

A Lei da Acessibilidade foi decretada e está em vigor desde 2004, mas como ela impacta na acessibilidade em condomínios?

Ela determina que edificações de uso privado multifamiliar e a construção de uso coletivo devem atender os preceitos da acessibilidade na interligação de todas as partes, como o acesso às piscinas, portarias, banheiros, quadras, estacionamentos, entre outros locais das áreas internas ou externas de uso comum. Ou seja, falar sobre acessibilidade é coisa séria e precisa ser pauta em assembleias realizadas nos condomínios, pois além de ser necessário atender a legislação, é fundamental haver empatia e respeito pelo outro.

Todos possuem direito de usufruir todas as áreas.

A partir dessa premissa, o próprio condomínio deve oferecer uma estrutura adequada, seja para um idoso, deficiente físico ou alguém com qualquer outro tipo de limitação locomotora, para que todos tenham o direito de ir e vir.

A importância da acessibilidade em condomínios

Afinal, acessibilidade é possibilitar o acesso e há algumas medidas que devem ser tomadas, como a disposição contínua de cadeira de rodas, corrimão, rampas, sinalizadores e vagas especiais de carro.

Outras medidas também previstas por lei são a respeito dos degraus, que devem ter os mesmos tamanhos, não se deve ter desnível entre ambientes e sempre optar por portas grandes, padronizadas.

Essas mudanças são formas de respeitar o próximo e faz parte da evolução da consciência de um grupo.

Leia também: 5 dicas para otimizar o trabalho de um síndico profissional

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

1 + 2 =

Leia também…

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

A Mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas que também pode se espalhar entre pessoas, especialmente em ambientes com proximidade física, como os condomínios. Por ser altamente transmissível e...

ler mais
Como realizar a gestão de tributos do condomínio

Como realizar a gestão de tributos do condomínio

A gestão de tributos de um condomínio é uma das responsabilidades mais complexas e fundamentais para a administração condominial. Uma gestão tributária eficiente garante que o condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, evitando problemas legais e...

ler mais
O papel de uma garantidora de condomínio

O papel de uma garantidora de condomínio

A administração de um condomínio é uma tarefa complexa que envolve diversas responsabilidades financeiras e organizacionais, e um dos desafios enfrentados pelos síndicos e administradoras é a inadimplência da taxa condominial, que pode comprometer a saúde financeira...

ler mais
Share This