Administração eficiente do seu condomínio

Saiba o que é necessário para a administração eficiente do seu condomínio

Tomar a frente da administração de um condomínio não é uma tarefa simples, e a pessoa ou empresa responsável deve seguir condutas e burocracias inerentes à função. Pelo fato de a administração condominial ser complicada por si só, para conquistar uma boa gestão na área é preciso compreender profundamente o que é necessário para a segurança e bem estar dos condôminos.

Contar com o auxílio da tecnologia para incrementar a administração do condomínio é uma medida inteligente, que pode resultar em economias significativas para o condomínio. A partir dessas economias de recursos, a gestão pode realizar melhorias no local, além de favorecer o bom relacionamento entre condôminos e gestores.

A eficiência na gestão modernizada beneficia tanto os síndicos como a gestão, de forma que seja possível dedicar maior tempo às obrigações administrativas da rotina. Para isso, é válido considerar a contratação de sistemas de gerenciamento de condomínios. O serviço oferece mais agilidade e eficiência aos responsáveis pela administração do condomínio.

Portanto, é importante buscar conhecer quais são os sistemas que oferecem gerenciamento, monitoramento e controle do condomínio, de acordo com as necessidades do local e da gestão. Pensando nisso, confira abaixo como administrar um condomínio de forma eficiente:

1. Terceirização de portaria

A terceirização do serviço de portaria alivia a gestão de um grande gasto com folhas de pagamento e encargos. A função, quando terceirizada, minimiza as questões de ordem contábil, fiscal e legal para a gestão do condomínio.

2. Previsão anual

É fato que o condomínio deve ser enxergado como uma empresa. Para que isso seja possível, é essencial que haja o levantamento dos gastos ao ano, e das outras despesas do condomínio. Ao estruturar a previsão orçamentária anual, a gestão é capaz de traçar um plano para evitar desperdícios, prejuízos e gastos excessivos sem necessidade.

3. Modernidade na gestão

Um sistema integrado com todas as funções necessárias para uma boa administração, traz:

• Comodidade para os gestores;

• Rapidez na resolução de problemas;

• Melhor organização;

• Gestão facilitada para que outros aspectos mais importantes ganhem atenção.

A portaria remota, em que o acesso ao condomínio é controlado de qualquer lugar, é uma excelente forma de modernizar os processos de gestão. A tecnologia de portaria remota é uma das maiores tendências para os condomínios residenciais.

Além do controle remoto e seguro, a tecnologia acompanha a entrada e saída do condomínio, bem como as outras áreas do prédio. A criação de relatórios, também gerada pelo sistema de controle, é uma maneira de controlar com segurança a movimentação de condomínios residenciais.

Extra: ainda sobre a tecnologia de portaria remota, a solução deve facilitar o acesso do síndico a informações relevantes para que seja possível administrar o condomínio mais eficientemente. Isto é, o síndico acessa dados como:

• Quantos visitantes foram autorizados a entrar no condomínio;

• Quais são os dias e horários mais e menos movimentados;

• Qual foi a média de atendimento da portaria;

• Por quantas vezes o portão foi aberto, durante o dia, semana ou mês;

• Por quanto tempo o visitante permaneceu no condomínio, entre outros.