As vantagens das assembleias virtuais para condomínios

As vantagens das assembleias virtuais para condomínios

As assembleias virtuais são ferramentas indispensáveis na gestão de condomínios, considerando que são a partir delas que assuntos de interesse dos condôminos são discutidos, bem como decisões são tomadas com base nas deliberações realizadas.

Além disso, elas se colocam como uma ferramenta democrática, uma vez que permitem que os condôminos emitam opiniões a respeito de assuntos diversos que atravessam a gestão do condomínio.

As assembleias virtuais também garantem diversas vantagens para os condomínios. A seguir, destacamos as seguintes:

Redução de custos

Por se tratar de uma assembleia que é realizada virtualmente, ou seja, a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação, como computadores ou celulares, ela possibilita a redução de custos, de uma forma ampla.

Primeiro, porque os condôminos não precisam se deslocar para o local da assembleia, caso ela seja realizada fora das dependências do condomínio. Além disso, não é necessário preparar o local para realizar esse evento, que costuma gerar custos de energia e de água.

Fora isso, é preciso, muitas vezes, contratar pessoal para realizar a limpeza do local onde a assembleia é realizada, o que gera mais custos, caso o condômino não conte com recursos humanos efetivos.

Maior participação dos condôminos

Outra vantagem é que ao realizar a assembleia virtual do condomínio, você pode aumentar a taxa de participação dos condôminos em relação a tal evento, que costuma apresentar um elevado índice de não participação.

Participar de uma assembleia virtual fica mais fácil, pois não é necessário se deslocar e todos podem participar, desde que contem com um equipamento tecnológico com conexão à internet, como notebook, computador ou desktop e aparelho celular.

Além disso, os condôminos podem participar de qualquer local em que estejam, como no trabalho ou em viagem, por exemplo.

Preservação da saúde

Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco com relação à saúde, sobretudo quando se trata de um vírus que apresenta alta taxa de contágio, como é o caso do coronavírus. Nesse sentido, vale destacar que todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser seguidas, como uso de máscara de proteção, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Nessa perspectiva, podemos destacar que uma assembleia virtual pode contribuir para a preservação da saúde dos condôminos, bem como de qualquer outra pessoa envolvida na realização desse evento, uma vez que dispensa o contato físico para que seja desenvolvida.

Registro do que é falado/deliberado

Por fim, podemos dizer que uma assembleia virtual possibilita que as falas feitas ou pronunciamentos sejam registrados ou gravados, desde que a plataforma utilizada para esse fim permita isso.

Na prática, as falas podem ser usadas para reafirmar posicionamentos e até mesmo, se for o caso, para comprovar determinados contextos e/ou situações perante a justiça.

Como podemos visualizar, as assembleias virtuais se colocam como uma excelente estratégia para quem deseja não apenas reduzir custos envolvidos nesse processo, mas também garantir a otimização no que diz respeito à realização de tais eventos.

Sabia que contamos com uma solução que pode lhe ajudar, e muito, a gerir eficientemente seu condomínio de maneira virtual? Para conhecê-la melhor, clique aqui.