A pandemia da Covid-19 fez diversos setores da economia e operações se reinventarem. Um exemplo que podemos destacar nesse sentido é a assembleia (virtual) condominial, que nada mais é do que uma reunião criada com o objetivo de discutir assuntos importantes de interesse da maioria dos moradores.

A assembleia virtual é uma novidade que veio para ficar na gestão dos condomínios, com ou sem pandemia. Para entender melhor o que é, como funciona e conhecer seus principais benefícios, continue a leitura.

 

O que é?

 

A assembleia virtual é uma reunião desenvolvida com o objetivo de discutir pontos ou pautas importantes acerca de um condomínio. No entanto, no lugar de ser realizada presencialmente, ela acontece a partir do uso das tecnologias digitais, que permitem que os interessados participem da assembleia sem que precisem se deslocar.

Nesse contexto, cabe dizer que existem três tipos de assembleia virtual. Confira a seguir.

 

1. Digital

 

Nesse caso, toda comunicação é realizada por meio de mensagens de textos. Assim, por exemplo, as tecnologias de mensagens podem ser utilizadas para realizar esse tipo de reunião.

 

2. Streaming

 

Já neste caso, a interação é feita por meio de texto, mas o representante da mesa participa a partir de chamada de vídeo. Dessa forma, o síndico apresenta as pautas e os moradores participam da reunião deixando mensagens em um espaço específico.

 

3. Live

 

Já no caso da live, todos podem participar por meio de chamada de vídeo e áudio. No entanto, o síndico é quem controla as falas, para que assim haja organização na realização da reunião.

 

Como funciona?

 

O modo de funcionamento de uma assembleia virtual é semelhante a uma assembleia presencial, com a fundamental diferença de que ela é realizada por meio do uso de tecnologias existentes, como a possibilidade de se fazer uma live, por exemplo.

Assim, da mesma maneira que ocorre em uma assembleia presencial, todos podem participar da assembleia virtual, dando suas contribuições em temas ou assuntos que são de interesse da maioria, como a reforma de algum espaço coletivo do condomínio.

 

Quais são seus principais benefícios?

 

A assembleia virtual é uma alternativa que pode trazer diversos benefícios para o condomínio. A seguir, apontamos os principais. Veja:

• Toda forma de interação fica registrada (texto, falas em vídeos etc.), o que, geralmente, pode não acontecer quando a assembleia ocorre de forma presencial;

• Por se tratar de uma opção que não necessita da presença física da pessoa, a assembleia virtual aumenta o número de participantes, legitimando assim as decisões tomadas;

• No contexto atual, é uma boa opção para a preservar a saúde dos moradores, evitando novos casos de Covid-19;

• Contribui para a redução de custos, principalmente quando comparada com a assembleia presencial.

Diante do exposto, nota-se que uma assembleia virtual se coloca como uma excelente alternativa para se discutir pontos importantes sobre a gestão de um condomínio, principalmente no contexto atual.

Você sabia que dispomos de tecnologias que podem ajudar você a fazer uma reunião virtual em seu condomínio? Para saber mais, acesse nosso site agora mesmo! Combinado?

Abrir a conversa
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?