As assembleias virtuais são ferramentas indispensáveis na gestão de condomínios, considerando que são a partir delas que assuntos de interesse dos condôminos são discutidos, bem como decisões são tomadas com base nas deliberações realizadas.
Além disso, elas se colocam como uma ferramenta democrática, uma vez que permitem que os condôminos emitam opiniões a respeito de assuntos diversos que atravessam a gestão do condomínio.
As assembleias virtuais também garantem diversas vantagens para os condomínios. A seguir, destacamos as seguintes:
Redução de custos
Por se tratar de uma assembleia que é realizada virtualmente, ou seja, a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação, como computadores ou celulares, ela possibilita a redução de custos, de uma forma ampla.
Primeiro, porque os condôminos não precisam se deslocar para o local da assembleia, caso ela seja realizada fora das dependências do condomínio. Além disso, não é necessário preparar o local para realizar esse evento, que costuma gerar custos de energia e de água.
Fora isso, é preciso, muitas vezes, contratar pessoal para realizar a limpeza do local onde a assembleia é realizada, o que gera mais custos, caso o condômino não conte com recursos humanos efetivos.
Maior participação dos condôminos
Outra vantagem é que ao realizar a assembleia virtual do condomínio, você pode aumentar a taxa de participação dos condôminos em relação a tal evento, que costuma apresentar um elevado índice de não participação.
Participar de uma assembleia virtual fica mais fácil, pois não é necessário se deslocar e todos podem participar, desde que contem com um equipamento tecnológico com conexão à internet, como notebook, computador ou desktop e aparelho celular.
Além disso, os condôminos podem participar de qualquer local em que estejam, como no trabalho ou em viagem, por exemplo.
Preservação da saúde
Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco com relação à saúde, sobretudo quando se trata de um vírus que apresenta alta taxa de contágio, como é o caso do coronavírus. Nesse sentido, vale destacar que todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser seguidas, como uso de máscara de proteção, distanciamento social e uso de álcool em gel.
Nessa perspectiva, podemos destacar que uma assembleia virtual pode contribuir para a preservação da saúde dos condôminos, bem como de qualquer outra pessoa envolvida na realização desse evento, uma vez que dispensa o contato físico para que seja desenvolvida.