Como organizar uma assembleia? Passo a passo!

Jovem negra, levantando a mão para perguntar. Durante uma assembleia.

Assembleias de condomínios são indispensáveis, mas nem sempre produtivas. Fato é que, quando não bem planejadas, podem ser improdutivas e não chegar a nenhum consenso.

Porém, levando em consideração que as assembleias são o espaço em que moradores, proprietários e demais envolvidos podem discutir e resolver questões de bem-estar geral, é importante fazer destas reuniões algo produtivo.

Confira algumas dicas para organizar uma assembleia de condomínio produtiva:

Saiba como organizar uma assembleia de condomínio

Convocação com antecedência

Levando em conta que em condomínios existem pessoas com distintas rotinas, é preciso ter a sensibilidade de convocar uma assembleia com bastante antecedência. Afinal, é importante assegurar que a maioria das partes envolvidas, pelo menos, estejam presentes na referida reunião.

É ideal que a convocação para a assembleia seja feita com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Elaborar pautas pertinentes e objetivas

Este é um ponto crucial para garantir a pertinência da assembleia em questão. É preciso elaborar pautas objetivas, além de dispor tais pautas de modo compreensível para que todos os envolvidos compreendam.

Tal pauta também deve ser elaborada com certa antecedência, visando não deixar nenhum assunto importante de fora da discussão.

Ata é fundamental

Eis um aspecto primordial das reuniões. A ata é necessária para qualquer reunião de condomínio, até mesmo para validar determinadas questões e servir de prova para outras, por exemplo.

A ata deve ter uma linguagem acessível, clara e objetiva. Além de conter todos os detalhes da assembleia.

Conduzir a assembleia de forma imparcial e ética

É preciso muita desenvoltura e traquejo para conduzir uma assembleia, afinal, é importante engajar todos os participantes a se sentirem interessados, acolhidos e à vontade para expressar suas opiniões.

É fundamental não fazer deste tipo de espaço um local meramente burocrático. O que torna substancial delegar a condução de uma assembleia de condomínio para profissionais com maiores habilidades para lidar com pessoas e que tenham maior desenvoltura para conduzir um evento deste porte.

Assembleias de condomínio virtuais são funcionais e, atualmente, imprescindíveis

O advento da tecnologia trouxe mudanças significativas para vários setores da sociedade. Hoje, a realização de assembleias online se encontra em franco crescimento. Ainda mais levando em conta o panorama vigente, visto que estamos vivenciando uma pandemia global, que trouxe diversas restrições sociais.

Entende-se por assembleia virtual, reuniões de condomínio realizadas de forma online. Esta é realizada por meio de uma plataforma digital ou softwares específicos.

Formato digital exige certas habilidades específicas para a condução destas assembleias, uma vez que a inexperiência pode ser um fator que pese para quem irá gerir um evento virtual deste porte.

É preciso, por exemplo, pensar em pautas iniciais que não abram margem para discussão infinita, visto que é preciso manter uma organização e várias pessoas falando ao mesmo tempo pode tumultuar.

Nesse sentido, existem empresas que trabalham com assembleias online de condomínios, dessa forma, possibilitando uma melhor experiencia para as pessoas envolvidas.

Conheça nossos serviços

Acesse a nossa página e conheça melhor nossos produtos e serviços. Entre em contato com a nossa equipe por meio do nosso endereço eletrônico.