como ser um síndico profissional?

Como ser um síndico profissional?

O síndico profissional é um administrador especializado com a função de gerenciar condomínios.

A diferença principal entre este e o tradicional síndico morador é justamente o fato da especialização. O síndico profissional possui todo o conhecimento (jurídico, técnico, de gerenciamento de pessoas etc.) necessário para manter o condomínio funcionando perfeitamente.

Muitas pessoas questionam se o síndico pode ser um não morador: a lei brasileira permite isso desde que seja escolhido em comum acordo entre todos os residentes.

A importância do síndico profissional para o condomínio

Ter este profissional a disposição resolve um problema crônico que atinge muitos condomínios no Brasil: moradores que não tem interesse, conhecimento ou até tempo para atuar como síndico.

Imagine a seguinte situação:

Você tem uma empresa.

Quem escolheria para administrar esse negócio?

Uma pessoa que “aceitou” essa posição por pressão externa ou obrigação?

Ou um profissional que tem conhecimento técnico em gestão, administração e tem experiencia na área devido a experiencias anteriores nessa posição?

Quando o condomínio não tem moradores dispostos a assumir essa posição, é altamente recomendado que opte por um síndico profissional.

Além das experiencias anteriores na função, o fato de não ser morador ajuda muito, pois é muito provável que ele será mais assertivo na tomada de decisões e os moradores fiquem mais à vontade para tirar dúvidas e fazer cobranças, pois não terão medo de criar um clima desagradável no condomínio.

Benefícios de ter um síndico profissional no seu condomínio

Como já mencionado, a manutenção de um condomínio é uma tarefa difícil que nem todos os moradores estão dispostos a realizar.

Por isso a contratação de um síndico profissional é uma ótima escolha.

Segue abaixo alguns benefícios de sua contratação:

  • o síndico profissional tem a capacidade de lidar com as demandas cada vez mais complexas dos condomínios, inclusive com conhecimento jurídico;
  • por mais que um síndico morador possa ser voluntarioso e dedicar seu tempo para organizar o condomínio, muito provavelmente ele já tem outras atribuições que não permitirá se dedicar da melhor maneira. Um síndico profissional não tem esse problema, estar ali e resolver problemas é sua função. Ele terá uma equipe de parceiros e especialistas, que juntos vão garantir que os problemas sejam resolvidos da maneira mais rápida possível;
  • um síndico profissional é um especialista em gestão de condomínios, o que garante inclusive ferramentas de gestão e monitoramento.

Isso faz seu trabalho ser mais assertivo, sempre com informações atualizadas e prontas a responder questionamentos e apresentar dados consistentes;

  • todo condomínio possui conflitos entre moradores, um profissional capacitado terá a habilidade de resolver e mediar essas questões. Sempre ponderando todos os lados e agindo da melhor maneira possível, com embasamento técnico;
  • transparência é muito mais do que uma obrigação na gestão de condomínios, é uma lei. Por isso, um síndico profissional terá como principal responsabilidade atuar de maneira transparente, gerindo da melhor maneira possível os recursos, planejando cuidadosamente cada investimento e zelando pela saúde financeira do condomínio. Além disso, ele estará sempre pronto para apresentar dados e informações financeiras aos moradores.

A atuação do síndico profissional

Já sabemos por que é importante contar com um síndico profissional, mas como ele irá atuar no condomínio?

Sua rotina se divide basicamente entre visitas e planejamentos.

Durante as visitas o síndico profissional conversa com a equipe do condomínio, eventualmente algum morador, visita os espaços e procura sempre estar conectado com a realidade daquele espaço.

O planejamento é feito em seu escritório onde ele procura soluções para as demandas e pensa em melhorias para os moradores.

Entretanto com a tecnologia, mesmo quando não está pessoalmente no condomínio, é possível que o síndico profissional mantenha contato com a equipe, com os moradores e fornecedores.

O que é preciso para ser um síndico profissional?

O interesse pela profissão cresce exponencialmente todo ano, mas para isso são necessárias algumas habilidades para desempenhar bem esta importante função.

Entre estas habilidades requeridas, estão:

  • inteligência emocional;
  • profundos conhecimentos em administração, contabilidade, finanças, gestão de pessoas e direito condominial;
  • ótima comunicação, falada e escrita;
  • organização e disciplina;
  • ser um bom gestor de tempo.

Para a função, não existe a obrigatoriedade de possuir um CNPJ, já que não é uma profissão regulamentada.

Entretanto, alguns condomínios podem exigir, por optarem por uma pessoa jurídica para cuidar do condomínio.

Síndicos profissionais não podem ser MEI pois não se enquadram na lista de ocupações beneficiadas pela legislação do Microempreendedor Individual.

De maneira geral, um síndico profissional não necessita obrigatoriamente de um contrato específico.

A ata de assembleia geral do condomínio é um documento válido para garantir a “posse” do síndico.

Entretanto, o contrato é um documento indicado.

Ele garante para ambas as partes segurança e transparência.

Determina as atividades que serão realizadas, quais não serão suas responsabilidades, ente outros pontos a serem negociados.

É importante que essa questão seja sempre muito bem discutida entre todos.

Um bom síndico profissional tem as melhores ferramentas

O uso de um síndico profissional pode ser uma boa opção para condomínios maiores ou complexos, onde administrar todas as questões pode ser mais desafiadora.

Além disso, eles geralmente possuem conhecimentos especializados em leis e regulamentos relacionados a condomínios, o que pode ser útil em situações de conflito ou disputa. E ele precisará contar com as melhores ferramentas para ajudar na gestão do condomínio

Conheça a Condonow,  plataforma que coloca sua administradora na era digital, desenvolvida pela pioneira em sistemas para condomínios no Brasil.

Clientes UnionData contam com nosso programa de parceria UDcomVC, com desconto especial para o curso de formação de síndico profissional da Gábor RH, clique aqui e saiba mais detalhes.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

8 + 4 =

Leia também…

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

A manutenção de condomínios é um aspecto crítico da gestão imobiliária que demanda atenção contínua e estratégica. Para síndicos e administradoras, adotar uma abordagem proativa não só ajuda a preservar e aumentar o valor do imóvel, mas também assegura a segurança e o...

ler mais
Share This