A boa prática de contabilidade do condomínio tem diversas razões, seja pela legalidade, para prestar contas aos demais condôminos, etc. A boa administração contábil do seu condomínio é essencial para que ao final do mês as prestações de contas sejam organizadas e também para que todos os condôminos saibam que cada compra ou serviço contratado foi para o bem-estar geral.

Apesar de ser desafiador, é possível fazer uma contabilidade organizada e satisfatória do seu condomínio.

Organização sempre com as contas do condomínio

Todas as despesas do condomínio devem ser devidamente organizadas, os comprovantes impressos e arquivados. Seja qual for a despesa, é preciso guardar tudo.

Isso porque tudo fará parte da prestação de contas do mês, então, divergências podem surgir nas contas, caso falte um simples cupom fiscal de compra.

Faça contratações assertivas para manutenção predial

Sabemos que são muitos os serviços necessários para o condomínio funcionar bem e dentro da regularidade. Por isso, é interessante fechar parceria com empresas confiáveis em cada setor.

Exemplo disso são as empresas que fornecem manutenção de elevadores, sistema de segurança e monitoramento, jardinagem, etc. Como são parte da rotina, é bom contar com empresas sólidas que forneçam mensalmente toda a documentação para contabilidade.

Solicite notas fiscais dos serviços

Hoje é muito mais fácil adquirir notas fiscais de todos os serviços, mesmo aqueles feitos por autônomos. Por conta de regimes como o MEI, é possível solicitar serviços de pessoas de confiança que possam gerar notas fiscais.

Essa ação vai colaborar para organizar melhor as contas, sair da geração de recibos manuais. O que pode tornar a sua gestão ainda mais profissional.

Estar atento à regulamentação

Sabemos que as exigências dos condôminos ao longo dos anos aumentaram. Sem falar que a lei pode ter alterações quanto às práticas de contabilidade dos condomínios.

Pensando nisso, é de extrema importância estar por dentro de novidades do setor. Seja lendo notícias, filiando-se aos sindicatos patronais, contando com auxílio de outros profissionais, etc.

A transparência é fundamental

Ao se tratar de contas de terceiros, sabemos que cada passo deve ser minimamente calculado e deve-se dar satisfação. Para administrar condomínios isso não é diferente, é preciso ter transparência.

Todas as práticas que citamos contribuem para uma contabilidade organizada e bem feita. Além disso, é importante dialogar com os condôminos, a fim de tirar as dúvidas sobre as despesas, principalmente àquelas variáveis, mostrando a necessidade dos serviços e compras para o condomínio.

Essas dicas vão ajudar na hora de comprar produtos para o condomínio ou contratar os fornecedores. Na hora de organizar as contas será muito mais fácil e rápido elaborar a prestação de contas.

E com uma prestação de contas assertiva, menores serão os questionamentos por parte dos membros do conselho, síndico e moradores. É fundamental que todos estejam satisfeitos com os relatórios, saibam que cada aquisição foi pensada e bem selecionada.

Diante disso, contar com um sistema que colabore para o dia a dia da administração contábil do condomínio é fundamental, torna a rotina mais organizada e cria relatórios muito mais bem elaborados. Conte com a gente para isso. Basta entrar em contato com um consultor.

Abrir a conversa
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?