dimob 2023

Dimob 2023: imobiliárias tem até final de fevereiro para enviar sua declaração

Prazo final para transmissão da Dimob 2023 encerra em 28 de fevereiro. A declaração é referente aos negócios imobiliários do exercício 2022.

O que é Dimob e para que serve?

O que é Dimob? A sigla Dimob significa Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias. Um relatório anual contendo todas as informações relativas à comercialização, intermediação e locação de imóveis. Nesse contexto, podemos dizer que as imobiliárias, os corretores de imóveis e outras empresas que fizeram transações de venda, locação, intermediação, incorporação ou gestão de imóveis no ano passado são obrigadas a fazer a DIMOB.

Como baixar Dimob?

Faça o download do Programa Gerador da DIMOB (PGD) no site da Receita Federal. Depois de instalar e abrir o programa, é só preencher com as informações completas referentes ao ano de 2022, sem deixar nada de fora. Concluído o passo anterior, você deve gerar o arquivo que será transmitido para a Receita Federal.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dimob

E se não entregar a Dimob 2023?

A Instrução Normativa RFB Nº 1.115/2010 determina que a pessoa jurídica que não entregar, ou entregar a DIMOB após o prazo, está sujeita a uma multa de R$ 5 mil por mês-calendário. Segundo a norma, o termo inicial dessa multa é o “primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração”.

O Imobilis, sistema de administração de venda e locação imobiliária da UnionData está preparado para gerar a declaração. Caso ainda não saiba como gerá-la, entre em contato conosco por meio do Suporte Técnico.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

14 + 13 =

Leia também…

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

A manutenção de condomínios é um aspecto crítico da gestão imobiliária que demanda atenção contínua e estratégica. Para síndicos e administradoras, adotar uma abordagem proativa não só ajuda a preservar e aumentar o valor do imóvel, mas também assegura a segurança e o...

ler mais
Share This