janeiro branco

Janeiro Branco: a atenção plena nos condomínios faz a diferença

Certamente você já conhece o Setembro Amarelo, Outubro Rosa ou até mesmo o Novembro Azul, mas já ouviu falar sobre o Janeiro Branco? Iniciada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão Pires Rezende, a campanha brasileira visa alertar a população sobre a saúde mental em suas vidas e abrir discussões sobre meios de prevenção de doenças provenientes do estresse e da falta de estabilidade psicológica. A escolha do mês, o primeiro do ano, está ligada à questão cultural do nosso país em que as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, suas relações, suas emoções e em seus sentidos existenciais.

O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

O adoecimento mental pode acontecer de diversas formas – não existe uma única forma de contração – portanto é de suma importância manter a saúde mental em dia, seja por meio de autovalorização, da adoção de uma dieta saudável e balanceada, da prática de esportes e atividades físicas ou até mesmo por meio de uma rotina de sono regular. Algumas das doenças mentais mais comuns incluem depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A depressão é uma das doenças mais comumente diagnosticadas no mundo, com mais de 300 milhões de pessoas afetadas por ela todos os anos. Os distúrbios de ansiedade também são muito comuns e são estimados entre as 10 principais causas de incapacidade em todo o mundo.

Vida em condomínio e a preocupação com o tema central do Janeiro Branco

Em condomínios, a maior proximidade entre os moradores e as utilizações das áreas comuns pode afetar positiva ou negativamente a condição psicológica de cada um. Por isso é necessário que cada um busque ser mais sensato, mas principalmente mais sensível com os sentimentos do outro. Os cuidados com as áreas comuns e a observação equilibrada do Regulamento Interno devem estar na pauta do dia a dia.

As mesmas áreas comuns, no entanto, podem servir aos moradores como locais de lazer, atividades físicas e relaxamento – fatores preponderantes para a saúde mental. As mesmas áreas comuns, entretanto, devem servir aos residentes como lugares de lazer, atividades físicas e de relaxamento – fatores importantes para a saúde mental. Toda a comunidade deve estar envolvida em seus cuidados e manutenção, pois eles são lugares de socialização que podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de cidadania entre os moradores.

A Fiocruz lançou uma série de cartilhas (https://agencia.fiocruz.br/cartilhas-reunem-recomendacoes-em-saude-mental-na-pandemia) com recomendações para o enfrentamento dos desafios da saúde mental que podem servir de referência para campanhas do Janeiro Branco em condomínios. Aqui estão algumas indicações:

  • Reconhecer e acolher os seus receios e medos, procurando outras pessoas de confiança para conversar;
  • Retomar estratégias e ferramentas de cuidado que tenham sido usadas em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
  • Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo, entre os quais meditação, leitura, exercícios de respiração, artesanato;
  • Estimular ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social, como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário.
  • Manter ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas. ;
  • Evitar o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
  • Buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.

Com é bastante comum, nos encontramos atolados de trabalhos, problemas interpessoais e responsabilidades para resolver, acabamos nos esquecendo que a nossa maior prioridade somos nós mesmos. Por isso, a UnionData realizou uma parceria com a Bem Estar Place, uma rede de profissionais da psicologia e nutrologia para melhor auxílio e manutenção da sua saúde física e mental, seja por meio de consultas presenciais ou online. A busca e as consultas podem ser feitas diretamente no site bemestarplace.com.br.

Todos os moradores clientes das Administradoras que utilizam os sistemas Uniondata recebem um desconto de 10% na primeira consulta e mais 5% nas demais consultas, quando necessárias. Aproveite para você ou para seus familiares e amigos. Para resgatar seu benefício, acesse a página do programa de parcerias da UnionData: UDcomVC.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

5 + 11 =

Leia também…

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

A Mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas que também pode se espalhar entre pessoas, especialmente em ambientes com proximidade física, como os condomínios. Por ser altamente transmissível e...

ler mais
Como realizar a gestão de tributos do condomínio

Como realizar a gestão de tributos do condomínio

A gestão de tributos de um condomínio é uma das responsabilidades mais complexas e fundamentais para a administração condominial. Uma gestão tributária eficiente garante que o condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, evitando problemas legais e...

ler mais
O papel de uma garantidora de condomínio

O papel de uma garantidora de condomínio

A administração de um condomínio é uma tarefa complexa que envolve diversas responsabilidades financeiras e organizacionais, e um dos desafios enfrentados pelos síndicos e administradoras é a inadimplência da taxa condominial, que pode comprometer a saúde financeira...

ler mais
Share This