monóxido de carbono

Monóxido de carbono: o inimigo silencioso em condomínios residenciais e como evitá-lo

O monóxido de carbono é um gás altamente tóxico que pode causar a morte por asfixia em ambientes pouco ventilados. Esse gás é produzido pela queima de combustíveis como gás natural ou derivado de petróleo, usados em aquecedores de água ou piscina.

Um caso trágico que ilustra esse perigo aconteceu em setembro de 2023, em Guarujá, litoral de São Paulo. O empresário José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, de 67 anos, e sua mulher Luciana Bezerra, de 62, foram encontrados mortos em sua suíte por conta de um vazamento de monóxido de carbono na “casa de máquinas”, cômodo próximo ao quarto do casal. Uma cachorra da família também morreu.

Segundo a polícia, o vazamento começou no local onde são mantidos os equipamentos de automação do imóvel, como as bombas para piscina e os tonéis para armazenamento e aquecimento de água. Com uma fissura na mangueira do exaustor, os gases da queima chegaram ao quarto do casal.

Para evitar esse tipo de acidente, é preciso tomar algumas medidas preventivas, como:

Verificar periodicamente se o sistema de gás encanado está instalado corretamente e se não há vazamentos ou rompimentos nas tubulações.

Garantir uma boa ventilação nos ambientes onde há equipamentos que usam gás, como aquecedores, fogões ou lareiras.

Instalar detectores de monóxido de carbono nos cômodos da casa, especialmente nos quartos. Esses dispositivos emitem um alarme sonoro quando detectam uma concentração perigosa do gás.

Em caso de suspeita de vazamento ou intoxicação por monóxido de carbono, sair imediatamente do local e acionar os serviços de emergência.

O monóxido de carbono é um inimigo silencioso que pode ser fatal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de alerta e seguir as recomendações de segurança para proteger a sua vida e a dos seus familiares.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

3 + 13 =

Leia também…

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

Estratégias proativas para a manutenção de condomínios 

A manutenção de condomínios é um aspecto crítico da gestão imobiliária que demanda atenção contínua e estratégica. Para síndicos e administradoras, adotar uma abordagem proativa não só ajuda a preservar e aumentar o valor do imóvel, mas também assegura a segurança e o...

ler mais
Share This