sistemas profissionais

Os 6 erros mais comuns na implementação de sistemas profissionais

Sistemas profissionais de administração de condomínios são muito difíceis de serem implantados ou as empresas que não estão preparadas para isso?

A utilização de sistemas profissionais e integrados é uma ferramenta de trabalho importante para todos os departamentos da administradora e sua implantação deve ser tranquila e não interferir de forma negativa nas rotinas da empresa.

Todos os módulos do sistema foram estudados e desenvolvidos para literalmente substituir o maior número possível de processos manuais e retrabalhos.

Erros mais comuns em implantação de sistemas profissionais e como evitá-los

Para ajudar nesse processo de implantação, listamos abaixo os 6 erros mais comuns que acontecem quando a empresa inicia um processo de troca de sistemas:

Erro 1: Não pensar em quem vai utilizar o sistema

Um grande erro cometido pela alta cúpula das empresas é tomar decisões sem levar em consideração como elas irão interferir na rotina das pessoas. É preciso ter o foco no usuário, pois ele não irá usar um sistema que não seja útil em seu dia a dia.

O sistema precisa vir pra somar e não para dividir ou diminuir. Por isso, escute e envolva as pessoas que serão mais atingidas pelo sistema antes da implementação. Isso fará toda a diferença no resultado.

Erro 2: Falta de processos bem definidos

Qual é o processo de administração dos condomínios da sua empresa?

Se a sua empresa não sabe nem do que isso se trata, é melhor sentar e rever as coisas antes da implantação de um sistema profissional. Isso por que o sistema pode até ajudar a melhorar algumas imperfeições no processo, mas é incapaz de criar um processo novo em uma empresa que não o tenha.

Portanto, defina bem os processos da sua empresa e, apenas depois disso, estude a implementação de um sistema.

Erro 3: Acreditar que a implantação do sistema vai garantir mais condomínios na carteira.

O sistema irá ajudar na integração dos processos da empresa e irá auxiliar no gerenciamento do relacionamento com o cliente.

No entanto, o sistema não é uma garantia de que a empresa vai conquistar novos clientes a partir do momento de sua implementação. O sistema não administra condomínios sozinho. O que ele oferece é uma rotina de processos, quando respeitada, proporciona melhores resultados.

Erro 4: Parar a empresa para a adoção do sistema.

O sistema não é uma solução milagrosa que tem todas as respostas para os problemas de administração dos condomínios.

Os prazos de entrega de documentos e cobranças deve continuar e nessa etapa de troca ou implantação de um novo sistema de administração toda a empresa deve se empenhar para que esse processo de mudança seja o mais rápido possível.

Por esse motivo, o desempenho do seu sistema será tão proveitoso quanto a sua equipe permitir. Lembre-se disso.

Erro 5: Não estabelecer métricas para medir o sucesso dos sistemas profissionais

Como você vai saber se a implantação deu certo?

A implementação sem metas sólidas é uma ideia sem fundamento. Isso porque todo o projeto precisa resolver um problema e qual é o problema que o sistema precisa resolver na sua empresa?

Sendo assim, crie métricas para cada uma das áreas do negócio que serão impactadas pela implementação do sistema e analise a eficácia do software através delas.

Erro 6: Desistir dos sistemas profissionais depois de muito pouco uso

A implementação de sistemas profissionais e integrados é uma etapa delicada. Na primeira semana, todo mundo quer utilizar a novidade, mas logo depois todo mundo esquece ou volta a usar o sistema anterior.

Isso acontece em muitas empresas e, quando percebemos, voltamos à estaca zero.

A implementação do sistema precisa ser levada a sério no dia a dia da empresa, para que se transforme em uma rotina dos funcionários. Somente assim ele terá algum efeito na empresa.

Por isso, não resista às desculpas dos funcionários dizendo que o novo sistema é complicado que o antigo resolve o problema, que será uma perda de tempo, etc.

As comparações dos funcionários mais antigos serão inevitáveis, pois já estão acostumados ao sistema anterior e a grande maioria das pessoas tendem a ficar na sua zona de conforto, deixando o novo sempre para amanhã.

Para a implantação de sistemas condominiais profissionais, conte com a soluções Union Data.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

7 + 4 =

Leia também…

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

A Mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas que também pode se espalhar entre pessoas, especialmente em ambientes com proximidade física, como os condomínios. Por ser altamente transmissível e...

ler mais
Como realizar a gestão de tributos do condomínio

Como realizar a gestão de tributos do condomínio

A gestão de tributos de um condomínio é uma das responsabilidades mais complexas e fundamentais para a administração condominial. Uma gestão tributária eficiente garante que o condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, evitando problemas legais e...

ler mais
Share This