Os benefícios da assembleia virtual durante a pandemia

Os benefícios da assembleia virtual durante a pandemia

O ano de 2020 nos impôs várias mudanças de rotina e convívio, inclusive na relação entre moradores de um mesmo condomínio, que implementaram o distanciamento social.

Baseado nisso, os síndicos e as administradoras, tiveram que recorrer ao ambiente virtual para dar continuidade à vida em grupo, já que os gastos continuaram acontecendo, mesmo com as medidas de isolamento.

Apesar do motivo dessas medidas não ser agradável, algumas novas possibilidades surgiram. Uma delas é realizar as assembleias virtuais, que trouxeram alguns benefícios para os moradores.

Listamos aqui cinco deles.

Distanciamento social

O principal benefício é, justamente, manter o distanciamento social, que é um quesito básico para que o vírus da COVID-19 não se espalhe entre os moradores.

Como temos rotinas, trabalhos e convívios distintos, nesse momento é imperativo cuidar da saúde, pessoal e coletiva.

Com todos em casa, a sensação de segurança aumenta e as chances de todos se sentirem animados em contribuir, também melhora.

Maior participação das pessoas

Como agora não é mais necessário estar no local da reunião, na data e hora marcados, isso aumenta as chances de todos, ou pelo menos uma maior parcela, participarem das decisões que são importantes para o seu condomínio.

Com as reuniões presenciais acontecendo em dias e horários determinados, muitos não podiam, ou mesmo escolhiam não participar, já que dão prioridade ao seu descanso ou a passar mais tempo com a família.

Agora, com a digitalização, o debate ganha em qualidade e em opções para soluções imediatas ou de médio e longo prazo.

Foco nos assuntos importantes

Os responsáveis por organizar essas assembleias podem escolher uma pauta mais focada, com o objetivo de diminuir, ou até eliminar, discussões de cunho pessoal e irrelevante para a maior parte dos participantes.

Uma maior objetividade otimiza o tempo de todos, inibindo o desvio do assunto e eliminando possíveis ruídos e desavenças pouco interessantes para outros moradores.

Melhora a convivência

Com mais pessoas ajudando nas decisões internas, melhor os moradores se conhecem e, por consequência, já sabem como agir e se sentem mais integrados nos processos de decisão.

Isso diminui o grau de insatisfação e de possíveis boatos sobre uma falta de democracia nas determinações debatidas.

Com uma maior participação, a convivência melhora e todos cooperam para um melhor ambiente nas áreas comuns a todos.

Mais transparência

A soma de todos os fatores acima, culminam numa maior transparência por parte do síndico e/ou das administradoras, já que existe uma maior participação de quem está diretamente interessado.

Quem participa pode ter acesso às atas de eleições, debates e contratos das reuniões, diminuindo qualquer chance de que algo fora do combinado seja realizado.

Cabe aos responsáveis pelas assembleias, registrar tudo em cartório e deixar todos os documentos disponíveis para os interessados terem acesso.

Concluindo

Podemos dizer que o ano de 2020 nos trouxe uma solução melhor do que as reuniões presenciais, já que aumenta significativamente a participação das pessoas.

Com a saúde e a segurança como prioridade absoluta, as assembleias virtuais são uma oportunidade interessante de todos contribuírem com o seu condomínio.

A Union Data, que é especialista em administração de condomínios e imobiliárias, pode ajudar você a estruturar esse ambiente virtual.

Acesse o nosso site e fale com um dos nossos consultores.