quadras poliesportivas em condomínios

Regras para quadras poliesportivas em condomínios

A maioria dos condomínios possuem áreas de lazer para práticas esportivas, porém é importante haver regras para quadras poliesportivas em condomínios. Em alguns conjuntos, as quadras podem ser utilizadas apenas por moradores, em outros, é permitida a entrada de visitantes. O horário de funcionamento e outras regras de uso também variam de condomínio para condomínio. Veja alguns dos principais pontos.

Quem pode usar as quadras poliesportivas em condomínios?

Quadras poliesportivas em condomínios fazem parte da área comum do prédio, porém podem sim ter seu uso reservado apenas para moradores. A questão deve ser solucionada em assembleia. Podendo, assim os condôminos decidirem junto com a administração se a quadra será exclusiva para moradores, livre para visitantes ou se terá regras de limite de visitantes por unidade. Lembrando, que como em qualquer outra condição, os moradores podem ser responsabilizados pelas ações dos visitantes em suas unidades.

Horário de Funcionamento

Quadras poliesportivas em condomínios podem ter horários fixos determinados. Em via de regra, o horário mais comum é das 8 às 22, respeitando a lei do silêncio. Porém, em alguns conjuntos o tempo de utilização pode ser reduzido ou ampliado, de acordo com a vontade dos moradores. Novamente o assunto deve ser decidido em assembleia.

Objetos e equipamentos na quadra

Obviamente, objetos como bolas podem entrar sempre em quadras poliesportivas em condomínio. Equipamentos como traves móveis, redes de vôlei e de tênis também são aceitas e até fornecidos por alguns conjuntos. Porém, quadras diferentes têm regras diferentes. Em quadras de futebol com grama sintética, por exemplo, é comum que sejam proibidas chuteiras de trava alta, que danificam o piso. Em quadras poliesportivas, costuma-se proibir o uso de skates, patins e bicicletas, até para evitar acidentes. Comidas e bebidas também são proibidas dentro das quadras, exceto em ocasiões especiais (como em condomínios que usam essa área para festas, por exemplo).

Bom Senso

Antes de aplicar qualquer mudança ou regulamentação nas quadras poliesportivas em condomínio, é necessário usar o bom senso. Nem sempre as pessoas que utilizam as quadras têm voz ativa nas assembleias, por serem menores de idade, por exemplo. Porém a vontade de todos deve ser respeitada. Limitar o uso de um bem do condomínio nem sempre é a melhor saída.

Existem ferramentas no mercado que podem ajudar o seu condomínio no trato com os condôminos, podendo facilitar a tomada de decisões como essa. A Union DATA oferece ferramentas que criam um painel digital, permitindo que discussões possam ser feitas antes das assembleias. Além disso a Union DATA oferece também softwares de gestão completos para seu condomínio. Conheça as soluções da Union DATA.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

6 + 6 =

Leia também…

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

A Mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas que também pode se espalhar entre pessoas, especialmente em ambientes com proximidade física, como os condomínios. Por ser altamente transmissível e...

ler mais
Como realizar a gestão de tributos do condomínio

Como realizar a gestão de tributos do condomínio

A gestão de tributos de um condomínio é uma das responsabilidades mais complexas e fundamentais para a administração condominial. Uma gestão tributária eficiente garante que o condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, evitando problemas legais e...

ler mais
O papel de uma garantidora de condomínio

O papel de uma garantidora de condomínio

A administração de um condomínio é uma tarefa complexa que envolve diversas responsabilidades financeiras e organizacionais, e um dos desafios enfrentados pelos síndicos e administradoras é a inadimplência da taxa condominial, que pode comprometer a saúde financeira...

ler mais
Share This