salão de festas e churrasqueira

Salão de festas e churrasqueira: Saiba como gerenciar os espaços comuns em condomínios

Organizar festas em ambientes comuns do condomínio, como salão de festas e churrasqueira pode causar mais problemas do que divertimento, porém, seguindo algumas regras de convivência, é possível aproveitar o evento sem atrapalhar o próximo.

Primeiro, é importante lembrar que, apesar de serem muitas vezes áreas reservadas, salões e churrasqueiras fazem parte das áreas comuns do conjunto predial e, por isso estão sujeitas às regras acordadas da convenção de condomínio. Essas regras podem estipular horário de abertura e fechamento, número de convidados permitidos, valor do aluguel do ambiente e outras coisas.

Além das regras do condomínio, também existem leis que devem ser respeitadas. Em relação ao horário onde sons altos podem ser executados, na maior parte do Brasil, a legislação segue o padrão de 22h como limite. Porém, convenções condominiais podem mudar esse limite para mais cedo ou mais tarde.

Além das regras, é importante também usar o bom senso para manter a boa convivência no condomínio, no salão de festas e na churrasqueira. Evite que os convidados usem espaços que não estejam reservados para seu evento, assim não atrapalharão outros condôminos e vizinhos. Fique atento às regras em relação à utilização de vagas de visitantes, e não permita carros estranhos em vagas reservadas para condôminos. Após a festa, assegure-se de que o salão de festas fique limpo, respeitando o direito do próximo condômino de utilizar um espaço saneado.

Seguindo essas pequenas dicas, é possível fazer um evento dentro do condomínio sem grandes problemas. É possível que mesmo assim, existam reclamações e conflitos entre vizinhos. É importante mediar essas diferenças com educação e respeito, entendendo ambos os lados e tentando achar uma solução que atenda a todos.

Para controlar o fluxo de festas dentro do condomínio, como reservas de espaços, registros de visitantes e até para disponibilizar atas e convenções de condomínio para condôminos, a Union DATA possui softwares de administração condominial que facilitam esse trabalho, confira as soluções aqui www.uniondata.com.br. Para descomplicar, unifique.

Assine a Newsletter UnionData Gratuitamente

E fique por dentro do universo da gestão de condomínios e do mercado imobiliário. Receba no seu e-mail artigos, dicas e notícias que são do seu interesse!

3 + 3 =

Leia também…

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

Mpox: como proteger os moradores do condomínio

A Mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas que também pode se espalhar entre pessoas, especialmente em ambientes com proximidade física, como os condomínios. Por ser altamente transmissível e...

ler mais
Como realizar a gestão de tributos do condomínio

Como realizar a gestão de tributos do condomínio

A gestão de tributos de um condomínio é uma das responsabilidades mais complexas e fundamentais para a administração condominial. Uma gestão tributária eficiente garante que o condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, evitando problemas legais e...

ler mais
O papel de uma garantidora de condomínio

O papel de uma garantidora de condomínio

A administração de um condomínio é uma tarefa complexa que envolve diversas responsabilidades financeiras e organizacionais, e um dos desafios enfrentados pelos síndicos e administradoras é a inadimplência da taxa condominial, que pode comprometer a saúde financeira...

ler mais
Share This