Tendências do mercado condominial para 2021

O ano de 2021 já está nas portas. Para o mercado condominial, que está se tornando cada vez mais competitivo, é necessário mostrar soluções inovadoras para fazer a diferença no dia a dia do cliente/condômino.

Desta forma, e importante que gestores da área estejam atentos as principais tendências do mercado condominial para o novo ano que se inicia, a fim de oferecer o máximo de qualidade nos produtos e serviços do segmento.

Vejamos no decorrer do artigo quais as principais tendências do mercado condominial para 2021.

 

Tendências do mercado de condomínios para 2021

A transformação digital e uma realidade nos dias atuais. E importante para gestores estarem cientes disso a fim de adaptar sua gestão a esta mudança e surgimento de novas ferramentas tecnológicas.

O comportamento do consumidor também está mudando, principalmente com a chegada da COVID-19. Assim, vejamos quais as principais tendências no setor para este ano que se inicia.

 

Portaria remota

E uma forma de facilitar a gestão dos síndicos, pois a portaria remota garante o monitoramento e acesso de quem entra e de quem sai, remotamente, sem a necessidade de ter um porteiro presencial.

Nesta época de pandemia, isto e importante, pois desta forma o condomínio fica livre de preocupações com funcionários e a contaminação, além do que a portaria remota traz mais praticidade e agilidade no dia a dia dos condôminos.

 

Vacinação

Esta ação já tem sido implementada em condomínios, e mais do que nunca, no ano de 2021, com o surgimento da vacina contra a COVID-19, os condomínios continuarão a organizar dias de vacinação dentro do ambiente condominial, sem a necessidade do morador sair para as ruas.

Esta medida é importante, principalmente para pessoas idosas ou com problemas de saúde, visto que são grupos de risco e são as que mais se encontram em isolamento.

Existem clinicas que fazem este tipo de parceria com condomínios, mas é preciso ter adesão suficiente, e cada morador deverá pagar pela sua dose. É feito um agendamento para que haja distanciamento e não haja aglomerações.

Funcionários do condomínio deverão também ser vacinados nessas ocasiões.

 

Energia solar

A energia fotovoltaica, ou gerada por placas solares, e uma alternativa que vem ganhando mais espaço nos condomínios, tanto residenciais, quanto comerciais. Isto ajuda na redução da conta de energia e é uma forma de contribuir para a sustentabilidade.

 

Lojas de Conveniência ou Micromarket

Outra tendência de 2020 que irá continuar em 2021. Esta ação começou por meio de uma startup que passou a inserir em condomínios residenciais um minimercado com geladeiras e gôndolas com itens de consumo do dia a dia e alimentação.

Desta forma, os moradores podem comodamente realizar compras sem precisar sair de dentro do condomínio.

Ali mesmo, eles selecionam o produto desejado e fazem o pagamento por autocheckout via cartão de credito através de uma máquina. O custo para o condomínio e zero, apenas precisa ter uma área para montar esta loja de conveniência.

 

As novas tecnologias serão essenciais na área condominial

As tendências vão surgindo de acordo com as necessidades dos clientes, e com a finalidade de descomplicar os processos de gerenciamento de administradores condominiais, tornando a gestão condominial mais pratica e eficiente.

Assim, cada condomínio deverá analisar o que é melhor para os condôminos e verificar sobre qual ferramenta se enquadra nas necessidades de todos, tendo sempre em mente que a tecnologia é quem está ditando estas tendências, e desta forma, sempre deverá ser atualizada. Os condomínios deverão fazer uso dela sempre que possível, para realizar as mudanças e procurar meios de adaptarem-se a elas.

E você, o que acha dessas tendências para 2021 no mercado de condomínios? Dê a sua opinião, divulgue este post para gestores condominiais e a quem mais você conhece para que possam também estar bem informados.

Abrir a conversa
Precisa de Ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?